Locaweb Edição 108

31 // feed / vendas por assinatura // revista locaweb que estão consumindo, podendo realizar adequações conforme suas necessidades e seus interesses”, diz Nádia. Para as companhias, há fatores positivos como a fidelização de consumidores (já que as empresas criam um relacionamento de longo prazo) e a previsibilidade do faturamento – uma ótima pedida para melhorar o controle financeiro. “Isso sem contar detalhes como economia de tempo, automação, assertividade na entrega ao cliente e geração mais previsível de leads (ampliação da taxa de conversão)”, comenta Nádia. Eduardo, por sua vez, destaca que a previsibilidade oferecida pelo clube de assinatura também é algo que facilita a gestão do negócio. “Temos uma percepção muito maior do que será entregue por mês, para quantas pessoas e em quais regiões, o que permite um controle de estoque mais amplo e facilita a avaliação da necessidade de fazer novos pedidos ou importar produtos para suprir a demanda”, afirma. Cliente sempre em primeiro lugar Apesar de estar em alta, o ramo de negócios por assinatura e repetição ainda é visto com algumas ressalvas por alguns empreendedores, sobretudo no que se refere ao atendimento. “A economia de recorrência aproxima empresas e clientes. Portanto, o desafio é entender as necessidades dos consumidores e atendê-las. Além da qualidade do produto oferecido, a excelência nesse processo é fundamental”, explica Nádia. “Há o desafio de proporcionar mensalmente ao consumidor uma experiência gratificante, por meio de uma variedade de rótulos que o encantem”, salienta Eduardo. O especialista ressalta que os assinantes de um clube esperam receber, no mínimo, comunicações personalizadas e direcionadas. Por isso, entregar um atendimento de acordo com as expectativas é uma das principais chaves para obter sucesso com esse tipo de modelo de negócios. A indústria automotiva, um dos ramos mais tradicionais do mundo, também entrou na onda da economia de recorrência. No último ano, grandes fabricantes, como Fiat, Volkswagen e Renault, anunciaram programas de carros por assinatura. Marcas de luxo, como a Audi, também decidiram investir na ideia. O programa Audi Luxury Signature, por exemplo, permite que o cliente assine um serviço para usufruir um veículo da marca rodando até 2 mil km por mês. O grande diferencial é que o pacote inclui gastos como IPVA, licenciamento, assistência 24 horas (Audi Class Service) e manutenção preventiva (conforme manual do fabricante), além da possibilidade de adicionar opcionais, como blindagem. Vale destacar que o projeto está em estágio inicial no Brasil. A previsão é a de que os resultados da fase-piloto, que ocorreu entre setembro e dezembro de 2020, ditem os próximos passos para 2021. “Os planos variam de acordo com o modelo desejado e têm duração mínima de 24 meses. Ao final do contrato, o cliente tem a possibilidade de adquirir o modelo com condições especiais ou simplesmente devolvê-lo na concessionária onde fechou o plano de assinatura”, afirma Diego Canha (foto), gerente sênior de vendas corporativas da Audi do Brasil. O especialista ressalta que enxergar a mobilidade como um serviço é uma tendência. “O modelo de carro por assinatura tem vários trunfos, mas vejo dois deles como principais. O primeiro é o fato de empoderar cada vez mais as pessoas, que podem escolher entre adquirir um veículo no formato tradicional ou assinar um programa como o Audi Luxury Signature, de acordo com suas preferências. O segundo é que ele traz diversas facilidades em um único pacote, o que facilita a vida do cliente, por não ter de se preocupar com documentação, manutenção, seguro e outros fatores burocráticos”, destaca o profissional. Ramos tradicionais também têm espaço

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