Locaweb Edição 108

30 // feed / vendas por assinatura // revista locaweb conceito, porém, muitas dessas empresas trabalham com modelos diferentes de negócios. No caso das assinaturas diretas, por exemplo, o cliente recebe o produto ou serviço assim que o pagamento é realizado. Essa estratégia costuma ser usada por e-commerces e empresas focadas em entrega de conteúdo. “Outro modelo pressupõe assinatura configurável (conhecida como ‘combo’). Essa opção permite que o cliente personalize produtos e serviços. Assim, cada consumidor negócios que investem em vendas por assinatura e recorrência”, ressalta Nádia. Força nos nichos O site Evino, especializado em venda online de vinhos, é um bom exemplo de marca que trabalha com clube de assinatura. “Usamos o conceito Evino Clube, que conta com seleções exclusivas de vinhos escolhidos por nossos sommeliers. Ele busca levar ao assinante novidades de grandes vinícolas ao redor do mundo todo mês, sempre com preços atraentes”, explica Eduardo Souza, CMO da Evino. Atualmente, a empresa oferece duas opções de assinatura: Red (focada na melhor relação custo x benefício) e Black (ideal para quem já é mais experiente no assunto e quer experimentar rótulos premium). Em ambas, o cliente pode escolher se deseja receber duas ou quatro garrafas por mês. Vale destacar que as pessoas cadastradas também contam com acesso a produtos exclusivos e descontos adicionais no site e no aplicativo. “A modalidade é bem aceita pelo público nichado, especialmente pelo grupo que chamamos de ‘estudiosos do vinho’. Isso porque eles realmente apreciam receber produtos que estavam fora de seus radares”, comenta Eduardo. “Em 70% dos casos, os consumidores assinam o pacote que inclui duas garrafas. O desafio é manter a percepção de qualidade do que eles recebem. Para melhorar a experiência dos assinantes, nossa sommelier, Jessica Marinzeck, está promovendo degustações online com os rótulos de cada caixa”, completa. Principais vantagens Os modelos de negócios por assinatura e recorrência costumam oferecer vantagens importantes tanto para as empresas como para os clientes. Os consumidores, por exemplo, tendem a se encantar por conta da facilidade de contratação e cancelamento. “Eles percebem um controle muito maior sobre o Temos uma percepção muito maior do que será entregue por mês, o que permite um controle de estoque mais amplo '' Eduardo Souza , CMO da Evino deve ser trabalhado com preço, itens e logística personalizados”, destaca Nádia. Há ainda uma terceira estratégia, bastante usada por empresas de comunicação, quando o cliente opta por um plano fixo e pode, por meio de franquias, contratar outros serviços. “Omelete Box, Glambox, Netflix, Spotify, Deezer, TAG - Experiências Literárias, Smart Fit e marcas de tecnologia que oferecem softwares como serviço (SaaS) se enquadram nesse modelo e são bons exemplos de

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