Locaweb Edição 108
37 // capa / e-commerce sustentável // revista locaweb O uso de embalagens coerentes com o tamanho do produto ainda contribui para reduzir o "recheio" das caixas, na maioria das vezes de plástico, usado para proteger o item no processo de logística. Esse é outro ponto importante que deve passar por uma reavaliação, na qual o empreendedor precisa entender como otimizar seu uso e, em especial, a matéria- prima envolvida. Vale destacar que apostar em novas alternativas para o enchimento da caixa não significa que seu produto vai ficar mais suscetível a avarias durante o transporte. Babi recomenda duas opções biodegradáveis: o tradicional papel pardo amassado e o Bio Pack – flocos leves feitos de milho e água e que têm alta resistência a impactos. “Evite ainda o excesso de fita adesiva. Uma boa dica é substituí-las por fitas gomadas de papel”, recomenda a sócia e gerente do Ecommerce na Prática. “A operação do processo de logística é um dos pontos que mais produz não só lixo, mas também materiais que podem ser reaproveitados”, lembra Pedro. Dependendo do produto ou do nicho da empresa, os e-commerces podem até ensinar o cliente final a reutilizar suas embalagens para fins de armazenamento e decoração, por exemplo. Essa é uma boa pedida na busca por reduzir possíveis impactos ambientais provocados pelo descarte incorreto. Cadeia sustentável Outro ponto-chave de uma operação sustentável é mapear todos os seus fornecedores, de modo a analisar os processos e insumos utilizados. “O estudo da jornada desses parceiros, desde o início até o relacionamento com o consumidor, é de extrema importância”, destaca Arthur. Por mais que existamdiversos nichos nomercado online, as lojas virtuais não estão dissociadas da realidade e do contexto histórico emque vivemos '' Pedro Henrique Sobral , gerente de branding e comunicação da Tray Nessa nova fase da estratégia, é hora de analisar as embalagens usadas na sua loja virtual. Arthur Igreja, especialista em inovação, consumo e negócios, diz que os modelos compactos estão em alta. Isso não se deve apenas ao aumento do uso de robôs nos centros de distribuição, mas também ao objetivo de evitar que o consumidor receba um item minúsculo em uma caixa enorme. “Nesse cenário, é importante apostar em materiais que sejam biodegradáveis ou recicláveis”, diz. pelo básico: apague as luzes do escritório quando estiver vazio, separe e recicle materiais frequentemente, faça uso moderado de folhas de papel. É necessário ainda engajar e educar os funcionários. Desenvolva o conceito de sustentabilidade na mente do time para que essas ações se tornem naturais. É apenas depois desse trabalho que se deve avançar para a parte operacional, com impacto direto e visível para o consumidor.
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