Locaweb Edição 108

38 // capa / e-commerce sustentável // revista locaweb @revistalocaweb Afinal, não é incomum encontrar casos em que a marca fazia um bom trabalho, mas teve o processo prejudicado por parcerias que trilhavam um sentido oposto. “Com o consumidor mais atento, há um interesse cada vez maior em saber a origem daquilo que é comprado”, garante Bruno, da Chico Rei. Nessa nova realidade, as pessoas procuram conhecer desde as condições de mão de obra empregadas na manufatura de um determinado produto até possíveis danos ao meio ambiente causados no momento de obter a matéria-prima. Por isso, é fundamental ir além dos pontos óbvios e considerar a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva. O e-commerce pode ter processos internos com baixo impacto ambiental, mas se houver práticas inadequadas nas condições de trabalho das fábricas que produzem os itens vendidos, por exemplo, elas vão afetar a qualidade dessa jornada e gerar danos à reputação da empresa. “Trazer a mentalidade da sustentabilidade para toda a cadeia de valor vai ajudar a marca a ser inteira no que ela tiver como propósito”, garante Pedro. “Se você tem um fornecedor que ainda não trabalha dentro de um viés sustentável, exponha o problema para ele e pensem juntos em como usar materiais corretos sem elevar o custo operacional”, explica. Grande ou pequeno A Dafiti iniciou sua jornada na sustentabilidade com ações pontuais e foi crescendo aos poucos. “No ano passado, com a definição da estratégia relacionada e seus compromissos, o tema ganhou musculatura e maior protagonismo na empresa”, conta Cristiano. Atualmente, o Comitê de Sustentabilidade do grupo tem envolvimento direto da alta direção e prova sua seriedade com divulgações públicas a respeito do trabalho realizado. A marca lançou sua primeira estratégia com atuação nos pilares de comércio eletrônico, meio Entenda as certificações Confira os selos que sua empresa pode obter para demonstrar as práticas de sustentabilidade aplicadas durante toda a jornada produtiva. eureciclo https://alias.eureciclo.com.br/home A eureciclo oferece um modelo de compensação ambiental como solução para a logística reversa das empresas. A garantia é feita por meio de uma plataforma de rastreamento de notas fiscais emitidas por cooperativas de reciclagem parceiras. Na prática, a iniciativa compromete-se a reciclar uma quantidade de resíduos equivalentes à massa das embalagens que uma companhia coloca no mercado. Dessa forma, o empreendedor investe em uma rede de cooperativas e operadores parceiros para promover o aumento da reciclagem no país. A partir daí, o selo eureciclo pode ser aplicado a suas embalagens para comunicar aos consumidores a preocupação da empresa com o impacto ambiental de sua operação. Ecooar www.ecooar.com O projeto Ecooar trabalha com o estímulo a iniciativas de reflorestamento com foco na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e outros biomas. O objetivo é promover a formação de novas florestas, responsáveis por reter o CO 2 na atmosfera e capturar Gases do Efeito Estufa (GEE). Com o Selo Ecooar Verde, sites, eventos e produtos específicos podem ter suas emissões de CO 2 compensadas por meio do plantio de novas áreas florestais. Além disso, o movimento promove atividades voltadas à educação ambiental, como aulas, palestras e ações de conscientização, dentro e fora de empresas. Especialista em inovação, Arthur ressalta a importância de usar materiais recicláveis nas embalagens

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=