Locaweb Edição 108

39 // capa / e-commerce sustentável // revista locaweb Mais do que proteger a natureza, é importante ter em mente que esse conceito envolve também o desenvolvimento da comunidade local. “Quando falamos em sustentabilidade, devemos levar em conta o conjunto e as consequências de nossas atitudes como indivíduos, e instituições”, diz Bruno. Com isso emmente, por meio do selo “Camisetas Mudam o Mundo”, a Chico Rei passou a reverter parte de sua renda a iniciativas de impacto social. Atualmente, os fundos angariados com o projeto já permitiram reformar a escola vizinha à sede da empresa, revitalizando-se a área externa e as salas de aula. Toda a parte elétrica passou por manutenção, e as crianças ganharam um novo parquinho. A iniciativa impactou positivamente não apenas os alunos, mas também toda a comunidade local. “Há mais de 12 anos oferecemos aos nossos clientes representatividade por meio de camisetas. Entendemos que a relação com o público não começa e nem termina na estampa”, afirma Bruno. A Smart Colchões, por sua vez, apostou em reverter fundos para projetos com o selo “Eu Reciclo” – que faz a logística reversa de resíduos gerados no processo de entrega do e-commerce em parcerias com cooperativas de reciclagem pelo Brasil. “Dessa forma, o impacto gerado sobre a natureza pela nossa empresa é neutralizado por meio da compensação ambiental oferecida pela iniciativa”, explica Cyntia. A gestora de e-commerce da loja conta ainda que, recentemente, a marca adotou o Selo Verde Ecooar, cujo foco é promover o plantio de árvores em regiões desmatadas para devolvê-las ao ecossistema e restaurar fauna e flora locais. “Nascemos preocupados com o meio ambiente e queremos ser cada vez mais sustentáveis e ecologicamente corretos. Entendemos que essas pequenas ações podemmudar o futuro e queremos fazer parte disso”. É claro que os esforços da Dafiti são condizentes com os recursos e investimentos possíveis para uma companhia de grande porte, mas vale ressaltar que a sustentabilidade deve começar sempre pelo básico, sobretudo nas PMEs. Já existe uma série de iniciativas e certificações que podem garantir que até a menor das empresas consiga cumprir suas obrigações nesse sentido. ambiente, comunidade e ambiente de trabalho. Nesse plano, a oferta de produtos sustentáveis e o monitoramento das condições de trabalho nas fábricas têm encaminhado as ações relacionadas à cadeia produtiva. A empresa firmou compromissos de redução de resíduos e pegada de carbono, bem como de descarte e reciclagem, uso de energias renováveis e mudanças nas embalagens. As posturas demandam coerência. Foi-se o tempo de praticar storytelling vazio para enganar os consumidores '' Bruno Imbrizi , CEO do e-commerce de camisetas Chico Rei

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=