Locaweb Edição 108

52 // reportagem / cursos online // revista locaweb @revistalocaweb Quanto vale? O ponto mais delicado no planejamento do curso online é a precificação. Para descobrir quanto cobrar, o recomendado é encontrar um custo médio dentre três pilares: os valores materiais e imateriais investidos na produção, os preços praticados pela concorrência e quanto o público está disposto a gastar. O Mestre dos Destilados, idealizado por Leandro, começou a ser oferecido por R$ 697 em 2017. Como ainda não existia no mercado nacional um curso online que ensinava a fazer uma série de bebidas destiladas em casa, ele se baseou no valor cobrado por cursos que eram dados em faculdades durante um fim de semana. “Tive feedbacks de alunos, no entanto, dizendo que estava muito barato para a qualidade do conteúdo. Então, subimos o preço”, lembra. Hoje, o pacote de aulas sai por R$ 1.497. Quem for usar uma plataforma especializada do setor para oferecer os cursos também deve ficar de olho no valor retido. A Hotmart, por exemplo, cobra 9,9% mais R$ 1 de cada venda realizada. A Sambatech, por sua vez, fica com o percentual de 5% mais R$ 1 de cada transação. Já a Udemy tem um sistema diferenciado. Ela retém 3% de cada curso se ele for comprado por intermédio do produtor. Agora, se o aluno achar o conteúdo pela própria plataforma, ela fica com 50%. De forma geral, esses valores servem para custear o suporte dado pelas empresas. “Oferecemos uma plataforma pronta para as pessoas empreenderem online. Já vem com template, sistema de pagamento integrado, área de consumo dos conteúdos por parte dos clientes e outras funções. Então, é basicamente produzir o curso, criar uma estratégia de divulgação e começar a monetizar”, revela Pedro. Curso gratuito Não é incomum encontrar empreendedores que oferecem cursos de graça na internet – principalmente via e-books. Para Alexandre Abramo, diretor comercial da Hotmart para a América Latina, essa pode ser uma boa estratégia para quem ainda não tiver uma audiência consolidada. “Esse tipo de conteúdo serve não apenas para demonstrar a autoridade do produtor em seu nicho e estreitar a relação com seu público, mas também para fazer crescer sua rede de clientes, por meio da criação de material relevante. Isso desenvolve uma percepção mais positiva do produto ou serviço e aumenta as possibilidades de negócios”, destaca o especialista. Essa é exatamente a estratégia que o empreendedor Leandro Dias usa para atrair alunos para o curso Mestre dos Destilados. Como as pessoas costumam não acreditar que é possível fabricar bebidas destiladas em casa, ele deixa a primeira aula gratuita. “A amostra incentiva o aluno a comprar o curso, uma vez que ele já tenha uma ideia do conteúdo que virá a seguir”, explica. De acordo com Alexandre, 90% dos conteúdos dos produtores registrados na Hotmart, em média, são gratuitos e distribuídos pelo Sparkle, Instagram ou YouTube. Os outros 10% são pagos e oferecidos por meio de cursos, e-books ou mentorias. Alexandre, da Hotmart, aponta que o serviço oferece aos alunos maior controle sobre sua própria rotina

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