Locaweb Edição 108

53 // reportagem / cursos online // revista locaweb maiores chances de conquistar clientes ao apostar no Instagram. A dica de investir em uma estratégia multiplataforma também faz sentido nesse cenário. A MetaLife Pilates, por exemplo, desenvolveu uma série de ações gratuitas para atrair alunos para seu curso. “Apostamos em lives semanais com profissionais de diversas áreas, e-books informativos e reportagens com dicas para lidar com situações do dia a dia, a exemplo de como negociar o aluguel durante o tempo em que o estúdio ficou fechado ou, ainda, como preparar aulas online”, aponta Cristian. Mercado aquecido Como dito no início da reportagem, os cursos online estão atraindo cada vez mais os brasileiros, que têm ficado mais tempo em casa por conta das medidas de distanciamento social. Esse comportamento incorre em forte impacto na receita dos professores- empreendedores. Hoje, por exemplo, 50% do faturamento de Leandro é representado pelas aulas digitais, enquanto os outros 50% vêm das vendas da Middas Cachaça. “A procura pelo curso Mestre dos Destilados chegou à casa dos 300%, somando um total de quase 3 mil alunos. Já o Lucrando com Bebidas foi lançado no auge da pandemia de covid-19, em maio de 2020, e está quase na marca de 800 compradores”, revela. Os números apontam que este é o melhor momento para quem quer começar a construir uma base de alunos virtuais. Isso porque a demanda está alta, e o lucro é, praticamente, certeiro. “É fato que criar bons cursos online é algo trabalhoso, mas o retorno é muito rápido – tanto que eu achei que não ia dar conta da quantidade de pessoas que me procurou. Se alguém está pensando em entrar nesse mundo agora, diria, sem titubear, para ir em frente”, indica Lu Miyashiro. conta Romina Ederle, diretora sênior de comunicação global da Udemy. A divulgação, entretanto, não deve ser feita de forma aleatória, como se fosse spam. A chave está em apresentar o conteúdo para o público correto e no local onde ele estiver. Se o objetivo for se comunicar com executivos de empresas, por exemplo, o recomendado é investir no LinkedIn e em eventos ao vivo. Quem trabalha com os mercados fitness, pet e de beleza, por sua vez, vai ter Pós-produção Um dos aspectos positivos de vender cursos pela internet é poder se conectar a pessoas de diferentes lugares do Brasil. Mas, para isso acontecer, é necessário investir na divulgação. “Esta etapa é essencial para o sucesso do curso – especialmente durante os primeiros 90 dias. Os instrutores podem promover as aulas ao mandar o link para amigos e conhecidos, além de divulgá-lo em blogs, sites, listas de e-mails e redes sociais”, Criar bons cursos online é algo trabalhoso, mas o retorno é rápido. Se quiser entrar nesse mundo, diria, sem titubear, para ir em frente '' Lu Miyashiro , empresária

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=