Locaweb Edição 108

55 // essencial / fontes // revista locaweb aos diferentes tamanhos de dispositivos. Nos arquivos impressos, como folders, uma tipografia serifada ajuda a deixar a leitura mais simples”, aponta. Leitura rápida Se o objetivo for adicionar uma fonte a um logotipo, por sua vez, deve-se seguir a premissa de que a leitura precisa ser rápida e direta. Para essas situações, o designer gráfico José Carmelutti costuma alinhar seu pensamento com o que o cliente procura. “Muitas vezes, me procuram já com uma fonte em mente, a qual analiso para ver se corresponde à proposta da empresa. Quando me pedem para escolher um modelo, tento conhecer mais detalhes a respeito do projeto, para não errar na escolha da tipografia”, conta. Para saber se a fonte está legível para os clientes, José recorre a uma técnica especial. O perfil do público e a imagem da empresa são itens que devem ser levados em consideração na hora de definir as fontes que serão usadas, de acordo com o designer gráfico Marcos O especialista José indica que é preciso ter mais cautela na hora de definir tipografias que serão adotadas em embalagens ou tecidos, por exemplo “Tenho uma filha de oito anos. Muitas vezes, depois de elaborar o projeto gráfico, mostro para ela e pergunto se consegue ler. Caso uma criança identifique facilmente o que está escrito, a maioria do público também conseguirá”, explica o especialista. Na hora de trabalhar com produtos, também é preciso pensar na superfície. Tecidos bordados, por exemplo, oferecem maior dificuldade de leitura. “Esse tipo de aplicação é o mais difícil. Fontes mais pinceladas, por exemplo, normalmente ficam com falhas e devem ser evitadas nesse caso”, afirma José. Pensar em todos esses cenários é um dos principais pilares para a escolha da fonte. Mesmo que seja para uso apenas digital, é preciso projetar se, no futuro, você não terá de usar a mesma tipografia em uma impressão física de propaganda ou mesmo do produto. Por isso, o ideal é apostar em uma tipografia versátil, que poderá ser usada de diversas maneiras por sua empresa. “O público está cada mais exigente em relação a todos os detalhes, mas os recursos para o aprendizado estão cada vez mais acessíveis. O ideal é tentar propiciar uma experiência leve e agradável para o cliente, e a fonte de sua marca tem tudo a ver com isso”, conclui Marcos.

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=