Locaweb Edição 109

40 // capa / de pessoas para pessoas // revista locaweb @revistalocaweb T odas as companhias, de qualquer setor, podem ser humanizadas, uma vez que, como dito anteriormente, essa cultura parte da liderança. Mas são as pequenas e médias empresas que saem em vantagem ao trilhar esse caminho. “As PMEs, principalmente as que estão em seus primeiros anos de vida, não têm tantos vícios e padrões difíceis de serem modificados, como ocorre em grandes corporações. Não é à toa que vemos mais marcas enxutas conseguindo fazer marketing humanizado do que as gigantes de seus setores”, explica Laíze Damasceno, fundadora da comunidade e escola Marketing de Gentileza. Outra vantagem das PMEs é que uma das principais características do marketing humanizado é entregar uma comunicação mais próxima e personalizada, algo que costuma ser nativo entre os negócios menores. Isso porque, muitas vezes, é o próprio empreendedor que atende o consumidor de ponta a ponta. “Costumo ver lojas pequenas se comunicando como se fossem grandes, com um discurso supermarqueteiro e uma publicidade pesada. Um dos maiores trunfos que elas têm, porém, é agir justamente de maneira oposta, trazendo uma experiência mais pessoal Humanizado por essência PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS TÊM A VANTAGEM DE JÁ MANTER UMA COMUNICAÇÃO PRÓXIMA COM O CONSUMIDOR. E PRECISAM SE APROVEITAR DISSO As pessoas buscam empresas mais conscientes, que se preocupamnão apenas como produto, mas também como cuidado como planeta '' Jéssica D'Lima , fundadora da Flora Fiora

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