Locaweb Edição 109

41 // capa / de pessoas para pessoas // revista locaweb Embora a aplicação do marketing humanizado mude de um negócio para outro, Laíze Damasceno, fundadora da comunidade e escola Marketing de Gentileza, indica o que as pequenas e médias empresas devem fazer para aplicar o conceito. Confira! 1 Atenção É o pontapé inicial para construir e organizar a marca com DNA forte e humanizado e, assim, prepará-la para o mundo digital. Neste passo, compreendem-se os pilares cruciais de uma empresa admirada: valores humanos, propósito e posicionamento digital. 2 Empatia Momento de conhecer e sentir as pessoas e saber se conectar com elas no ambiente digital, desenvolvendo a empatia e praticando técnicas honestas de marketing. Nesta etapa, a empresa deve compreender os principais desejos, características e necessidades dos indivíduos que compõem seu público. 3 Humanização Está na hora de aprender a se diferenciar da multidão e se aproximar do seu público-alvo fazendo marketing com abordagem humanizada e com estratégias que valorizem os seus melhores atributos. Aqui, descobrem-se técnicas como personalidade, linguagem, vocabulário, tom de voz e tagline da marca. 4 Gentileza Momento de planejar a produção de conteúdo humanizado, autêntico, gentil e estratégico para inspirar e engajar as pessoas no ambiente digital. A empresa deve encontrar inspiração em suas paixões, definir a linha editorial, escolher os principais formatos de publicações, criar pautas estratégicas e compreender a anatomia e o roteiro-base do conteúdo que engajem e abram portas para oportunidades. 5 Confiança Etapa voltada para criar, de maneira personalizada, os indicadores de confiança da marca, que são os termômetros particulares de sucesso e de resultados. Aqui, são estabelecidos os objetivos e as metas de marketing que vão avaliar a presença digital e apontar se a empresa está no caminho certo com suas ações de conteúdo. 5 passos para adotar o marketing humanizado e até chamando seus clientes pelo nome, algo que é muito difícil para grupos maiores”, diz Ricardo Rodrigues, head de produtos da Social Miner & All iN. A dica de ouro é abusar dessa cultura típica para conseguir competir com as grandes empresas, já que é difícil bater de frente quando o assunto é preço. O mercado, inclusive, mostra que, hoje, há uma tendência de as pessoas consumirem mais de pequenos e médios empreendedores, justamente pela identificação estabelecida. Um estudo feito pela Social Miner em parceria com a Opinion Box revela que 33% dos consumidores deram preferência a pequenas lojas e produtores locais em 2020, e 24% deles vão continuar com esse hábito no pós-pandemia. Independentemente das estratégias necessárias para alcançar esse público crescente, é fato que a marca sai mais fortalecida ao olhar com carinho para dentro e para fora com o objetivo de entregar uma comunicação humanizada. “Hoje, as pessoas estão em busca de empresas mais conscientes, que se preocupem não apenas com os benefícios do produto, mas também com o cuidado com o planeta, com a valorização dos colaboradores e parceiros e com o respeito ao consumidor”, afirma Jéssica D'Lima, fundadora da Flora Fiora. A companhia precisa estar preparada para entregar o melhor e mais humanizado em todos os campos”, conclui.

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=