Locaweb Edição 111

55 // essencial / template ideal // revista locaweb A paleta de cores do site deve conversar diretamente com a identidade visual da empresa, segundo Cris, da TMD Agência Digital Reflexo da marca Apesar de contar com suas particularidades, páginas institucionais e de lojas virtuais também compartilham algumas semelhanças. A principal delas é a necessidade de trabalhar com tons que remetam à marca. “Na hora de escolher o template, observe se a paleta de cores do site tem a ver com a identidade visual da sua empresa. Sabe aquela imagem que você usou no seu folder, por exemplo? Ela provavelmente vai combinar com sua página? Todas as peças criativas da companhia precisam ser integradas para funcionar bem”, conta Cris Marroig, fundadora da TMD Agência Digital, especializada em marketing digital e desenvolvimento de sites e aplicativos. Foco no público-alvo Um dos segredos para oferecer um site com design adequado ao público-alvo é entender a disposição e o estado de espírito dos usuários. Uma página de casamento que esteja em busca de luxo e sofisticação, por exemplo, precisa de um template mais clean, com fotos grandes de noivas felizes. “Já no caso da página de um hospital, a pessoa que está ali deve se sentir segura para buscar informações sobre atendimento, especialidades médicas ou consulta para alguma doença. Ela pode ser uma noiva? Sim, mas naquele momento está com o foco voltado para outra preocupação”, afirma Cris. Por isso, é importante, ainda, saber identificar não apenas classe social, sexo e idade das pessoas que acessam o site, mas também o motivo de elas visitarem a página. “Ao compreender o pensamento dessa busca, é possível melhorar e identificar os pontos que são essenciais no design”, diz a fundadora da TMD Agência Digital. As preferências dos visitantes também devem ser usadas como um norte para guiar decisões visuais e estruturais na hora de desenvolver os layouts dos sites. Afinal, quem entende o que o usuário espera encontrar em sua página costuma sair na frente na hora de captar leads (dados de contatos) ou converter vendas. Roberto, da URL Business, destaca que uma das missões do template é facilitar a vida do usuário na busca pelas informações desejadas

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=