Locaweb Edição 111

56 // inovação // revista locaweb inova ção STARTUPS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS COM IDEIAS DISRUPTIVAS Quando era criança, R. J. Scaringe, empreendedor americano, tinha duas paixões: carros e natureza. Ele passava horas ajudando o vizinho a restaurar veículos da montadora alemã Porsche e, depois, ia passear de barco em um rio para apreciar os cenários locais. Anos depois, decidiu juntar seus assuntos favoritos para criar um negócio promissor, chamado Rivian. Fundada em 2009, nos Estados Unidos, a startup nasceu com o objetivo de repensar a mobilidade e incentivar a popularidade de automóveis mais sustentáveis. Com seus primeiros lançamentos programados para 2021, a empresa pretende vender dois veículos movidos a energia elétrica no mercado americano: um SUV e uma picape – as categorias foram escolhidas porque, normalmente, figuram entre as mais poluentes. Os modelos também devem ser equipados com uma série de sistemas inteligentes, como recursos de direção autônoma. Avaliada em aproximadamente US$ 50 bilhões, a Rivian recebeu um aporte de US$ 2,65 bilhões, liderado pela T. Rowe Price, em janeiro de 2021. No total, a startup já levantou mais de US$ 8 bilhões em investimentos. Amazon e Ford fazem parte da lista de empresas que apoiaram a ideia. A gigante da tecnologia, inclusive, já encomendou 100 mil vans elétricas, que devem ser produzidas no final de 2021 e entregues até 2024. Veículos sustentáveis STARTUP RIVIAN QUER TRANSFORMAR O MERCADO AUTOMOTIVO COM A POPULARIZAÇÃO DE CARROS ELÉTRICOS E INTELIGENTES

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=