Locaweb Edição 112

45 // reportagem / dark kitchen // revista locaweb Marca aposta em embalagens mais caras, mas capazes de conservar melhor as características dos alimentos entregues Alex Lewkowicz, Bruno Kormes e Antonio Mendes, sócios- proprietários da Papila Deli de vista estético quanto do funcional”, diz Alex. Com isso, o restaurante assegura que os ingredientes secos cheguem crocantes, e os úmidos, frescos. Quem também enxergou o potencial desse tipo de empreendimento foi a Cachorro Magro Rotisseria. Idealizada para o formato dark kitchen, a marca é resultado da familiaridade dos fundadores com o setor de alimentação fora do lar e as principais dores dos clientes virtuais. Com base em pratos que remetem à memória afetiva, o cardápio foi idealizado para atender ao consumidor que busca um traquejo superior no delivery. Renato, um dos sócios, conta que o restaurante nasceu para saciar uma demanda de alimentação na qual existe muita ruptura, pelo fato de o setor ainda ser muito artesanal e contar com um processo de produção de difícil controle. “Por isso, desenvolvemos técnicas e equipamentos modernos com o objetivo de garantir 100% de qualidade nos pedidos”, destaca. A primeira loja do restaurante é híbrida, com preparos para delivery e retirada na porta. Para montá-la, os empreendedores desembolsaram R$ 500 mil em tecnologia, ao buscar construir uma infraestrutura robusta. “Fomos atrás de equipamentos importados e de última geração, com a proposta de oferecer um padrão de produto diferenciado, mantendo não apenas a qualidade, mas também a segurança alimentar do pedido que chega à casa do cliente”, conta Renato. Vale ressaltar que todos os padrões exigidos pela vigilância sanitária no modelo convencional de restaurantes são os mesmos aplicados às cozinhas que focam delivery. “A vantagem é que, como a estrutura de uma dark kitchen é menor, a aplicação e administração das regras também costumam ser menos complexas”, garante o sócio da Cachorro Magro Rotisseria. é o capex (as despesas de capital) menor e a possibilidade de investir mais e melhor em marketing e comunicação. Alex explica, contudo, que é preciso desmistificar a ideia de que a falta de atendimento presencial reduz o trabalho. “Pelo contrário: temos um volume muito maior se pensarmos que o nosso ‘salão’ equivale aos oito quilômetros de raio de entrega em que atuamos”, diz. Atender bem com todo esse alcance é algo que exige disciplina, agilidade e produtividade. Do contrário, não se entrega uma boa experiência no delivery. Segundo Alex, a excelência operacional é quesito básico para quem pretende ter sucesso no modelo de restaurante digital. Para completar o pacote, os sócios da Papila Deli decidiram incrementar o negócio e investir em embalagens com preços consideravelmente acima da média do mercado. “Achamos que valeu a pena, pois pequenos detalhes ajudam a fidelizar o cliente e fazer com que ele consuma com recorrência. Temos feedbacks positivos, tanto do ponto

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