Locaweb Edição 113

11 // entrevista // revista locaweb Os segredos da inovação J oão Appolinário não gosta da palavra “empresário”. Ele acredita que, ao longo do tempo, o termo adquiriu uma conotação ruim. Por isso, usa “empreendedor”. Tal alcunha costuma classificar alguém que está sempre disposto a enfrentar desafios, buscar novidades e gerar oportunidades que movimentam a economia – características que o paulista tem de sobra. O primeiro negócio que Appolinário montou foi aos 17 anos. Era uma companhia ligada à confecção de roupas esportivas e uniformes. Ele também trabalhou na concessionária de carros do pai antes de, em meados de 1999, fundar a empresa que viria a torná-lo conhecido no Brasil: a Polishop. A loja nasceu com a ideia de reinventar o varejo ao estabelecer uma comunicação multicanal via telefone, televisão e até internet, que ainda estava dando seus primeiros passos no País. Hoje, a marca tem faturamento anual acima de R$ 1 bilhão. A fórmula para o sucesso é um misto de foco no cliente, produtos inovadores e empreendedorismo sagaz. O jeito de Appolinário lidar com o negócio, inclusive, acabou levando-o a ocupar uma vaga como “tubarão” no programa “Shark Tank Brasil”, exibido pelo Sony Channel. Alguns de seus ensinamentos adquiridos ao longo da carreira são compartilhados aqui. JOÃO APPOLINÁRIO CONSOLIDOU A POLISHOP COM BASE EM DOIS PRINCÍPIOS: ATENDIMENTO EM DIFERENTES CANAIS E PRODUTOS “FORA DA CAIXA”. COM ISSO, CONSTRUIU UMA CARREIRA DE SUCESSO E TRAZ VÁRIOS ENSINAMENTOS PARA PEQUENOS E MÉDIOS EMPREENDEDORES TEXTO: BIANCA BELLUCCI / FOTOS: DANIEL KODAMA As pessoas não querem, simplesmente, consumir por consumir. Elas desejam adquirir as vantagens que determinado item possui

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=