Locaweb Edição 114

47 // reportagem / e-commercemaduro vezes, condição financeira mais estável que a dos mais jovens. “Eles são grandes clientes em potencial. Por que um e-commerce não gostaria de vender para quem deseja e pode comprar?”, provoca. O fato é que o mundo tem envelhecido de maneira acelerada. Esse movimento vem gerando uma grande demanda de produtos e serviços para essa parcela da população – criando oportunidades de negócio em todos os nichos. Dessa maneira, seja pela comodidade, seja por limitações naturais da idade, a tendência é que esse público dependa cada vez mais do comércio eletrônico para atender às suas necessidades no dia a dia. “Em termos de mercado, é um absurdo não olhar para isso como um grande oceano de oportunidades. É uma lógica impossível de se contestar”, frisa Bete. Mas a especialista destaca que, apesar de tudo, ainda existe um cenário paradoxal guiado pelo que ela chama de miopia de marketing. “Mesmo sendo a população que mais cresce, cada vez mais os brasileiros com mais de 55 anos sentem que faltam produtos e campanhas que os contemplem”, explica. As questões de diversidade e inclusão são protagonistas atualmente na mesa da governança das grandes corporações e já estão migrando para os pequenos e médios negócios também. O ideal é que não se exclua consumidor algum do raio de visão. Primeiramente, por uma questão de faturamento e, depois, porque o brasileiro pressiona cada vez mais para que as marcas se comuniquem de maneira mais abrangente. “Parece que muitos empreendedores se esquecem de que todas as pessoas vão envelhecer e enfrentar os impactos desse processo natural", diz Bete. “Amanhã, será você. Então, se seu negócio não fizer nada agora para se tornar mais plural, ele estará fadado ao insucesso entre sua própria geração”, conclui. alinhada aos problemas que seu cliente possa vir a ter. Futuro do consumo É importante salientar que as adaptações necessárias para atender ao público maduro não afetam a experiência dos outros perfis de visitantes. “Pelo contrário. Elas acrescentam acessibilidade para atender a cada vez mais gente, ao passo que você continua conquistando consumidores de diversas faixas etárias”, afirma Thiago, da Dr. E-commerce. Ao mesmo tempo, esse processo costuma tornar sua loja mais amigável às pessoas com deficiência, por exemplo. O especialista em comércio eletrônico lembra, ainda, que o consumidor maduro tende a dispor de tempo e, muitas Mesmo sendo a fatia da população brasileira que mais cresce, grupo de pessoas commais de 55 anos tem carência de produtos e campanhas que o contemplem, segundo Bete, do Hype50+ Thiago, da Dr. E-commerce, chama atenção para os cuidados que devem ser tomados na navegabilidade do site, no sentido de tornar a experiência mais inclusiva

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