Locaweb Edição 119

36 // reportagem / anatomia do produto // revista locaweb @revistalocaweb Entretanto, as lojas virtuais do Brasil ainda não estão de acordo com o índice recomendável no quesito Description Score da E-commerce Quality Index (EQI) – indicador criado pela Lett, especialista em trade marketing digital, para avaliar a qualidade das informações das páginas de produtos na internet. A pontuação está relacionada ao número de palavras disponíveis nas descrições dos itens, que ainda é abaixo dos 60% desejados. Já a pesquisa "Os Hábitos de Compra do Consumidor Online", realizada pela Birdie – plataforma de tecnologia e machine learning para gestão de informações de produto –, aponta que nove em cada dez consumidores consideram o preço determinante na hora da compra. Por outro lado, mesmo que o valor seja atraente, eles não estão dispostos a ficar procurando informações em outras fontes para, depois, voltar e finalizar o pedido. Se precisarem trocar de aba, pode ser que não voltem. É consenso entre quem trabalha com internet que a homepage é extremamente importante, mas a página de cada produto funciona como uma porta de entrada do consumidor no e-commerce – seja por mídia paga, seja por busca orgânica. “Ainda mais para pequenos e médios negócios que ainda não têm uma marca consolidada, cujo nome o cliente procura no Google, por exemplo”, conta Pedro Henrique Sobral, gerente de branding e comunicação da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb. “Por incrível que pareça, é um trabalho árduo convencer os lojistas a investir nas páginas de produtos. Porém, elas são uma das maiores responsáveis pela conversão da venda, se não as principais”, afirma Renan Santos, fundador e CEO da Benova, especialista em lojas virtuais de alta performance. Muitos empreendedores alegam não ter tempo ou equipe para reunir e disponibilizar as informações devidamente. “Por isso, boa parte dos e-commerces acaba negligenciando esse ponto”, diz Renan. Entre nos eixos “Ninguém compra nada sem visitar a página do produto. E isso está ligado à viabilização do negócio. É a diferença entre vender ou não vender”, declara Alexandre Nogueira, CEO da Pedro, da Tray, recomenda avaliar se a descrição entrega todas as características do produto e se as fotos foram bem produzidas

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