Locaweb Edição 119

37 // reportagem / anatomia do produto // revista locaweb desejo de enviar o item de volta. “Por lei, o consumidor tem até sete dias para devolver o produto após recebê-lo em casa. Dentro desse cenário legal, é possível que a falta de informação no site cause um aumento das reversas”, alerta o CEO da Universidade Marketplaces. A oportunidade de conhecer todos os detalhes do produto é determinante para a tomada de decisão do cliente no e-commerce. "Isso se dá porque, quanto mais seguro e confortável ele estiver sobre a compra, maior será a chance de conversão da venda", destaca Renan. O raciocínio é básico: o consumidor não paga por algo que ele não tem certeza do que é e de como funciona. É justamente a relação do volume de visitas que a página recebe versus a taxa de conversão que diz se sua descrição é cumpridora. “Então, se você tiver muitos visitantes diariamente, seja novas pessoas, seja a mesma pessoa entrando várias vezes, mas ninguém comprando, é bom ligar o sinal de alerta”, afirma Pedro Henrique. Não é necessário esperar feedback ou reclamação do cliente. O Google Analytics – que é uma ferramenta gratuita – já entrega essa visão. Vá além do óbvio Ciente de que a página não está performando tão bem, é hora de fazer um raio-x. Pedro Henrique, da Tray, indica conferir características básicas das descrições, como se elas entregam todas as Na maioria das vezes, a falta de entendimento a respeito do produto no e-commerce vira um bounce – ou a saída do cliente da página de navegação '' Angelo Vicente , diretor acadêmico da ESECOM Universidade Marketplaces. Em poucas palavras, o que o especialista quer dizer é que esse conteúdo está diretamente relacionado à possibilidade de “fechar a conta” no final do mês. Por isso, mais importante do que atrair o visitante é convertê-lo em cliente. Nessa dinâmica, todos os detalhes podem fazer a diferença. “Na maioria das vezes, a falta de entendimento a respeito do produto no e-commerce vira um bounce – ou a saída do cliente da página de navegação”, explica Angelo Vicente, diretor acadêmico da Escola Superior de E-commerce (ESECOM). E se ele fizer muita questão de comprar na loja, pode acabar acionando o SAC. “A cobrança virá no atendimento, nas redes sociais ou mesmo em sites como o Reclame Aqui.” Essa insegurança a respeito dos detalhes do que se está comprando pode, ainda, gerar frustração e o

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