Locaweb Edição 123

10 // entrevista // revista locaweb @revistalocaweb Como foi sua trajetória profissional até se tornar especialista de consumo e experiência? Sou de Londrina, no interior do Paraná, e me formei em Arquitetura pela Universidade Estadual de Londrina. Vim para São Paulo no começo dos anos 2000. Trabalhei um tempo como professor até que, em 2014, junto com o meu sócio, Fábio Mota, criei a Todos Arquitetura. Entre 2016 e 2020, fui apresentador do programa "Decora", do canal GNT. Também lancei um livro, em 2019, que leva o mesmo nome do programa. Hoje, além de ser diretor criativo do escritório e coordenar os projetos junto da equipe, divido um pouco do meu processo de arquitetura e design de interiores no Instagram, YouTube, TikTok, Pinterest e LinkedIn. Atuando como designer de produtos, já desenhei várias coleções de mobiliário, inclusive para a Tok&Stok. Foi dessa parceria que surgiu o convite para ser especialista de consumo e experiência da marca. Como favorecer a experiência online junto da offline? O digital transformou-se em um canal importantíssimo para a produção de conteúdo, a comunicação, o posicionamento de marca e as vendas. Diante dessa realidade, a Tok&Stok vem investindo forte em transformação digital com objetivo de proporcionar uma experiência completa aos clientes, facilitando a sua jornada. Mas não podemos esquecer que as lojas físicas também são canais de grande relevância. Com elas, conseguimos aumentar a capilaridade da marca e estar próximos de todos os públicos. Por isso, é primordial considerar a integração do on com o off, principalmente no setor de móveis e acessórios, que apresenta um perfil de compra mais programado e menos impulsivo. Como esse perfil de compra funciona? Antes de o cliente comprar um sofá, por exemplo, é muito provável que ele faça inúmeras pesquisas de tamanhos, tecidos, cores, preços e testes de qualidade e conforto. Ele também tende a procurar os modelos de forma online para fazer comparações. Assim, vai a uma loja física para testar e, muitas vezes, retorna ao site para finalizar a compra. Quais são as dicas para os empreendedores que querem usar as redes sociais a favor de suas marcas? Tenha consciência de que as redes sociais são poderosas ferramentas de diálogo, fundamentais para você se aproximar do seu público. Entenda o que ele precisa e como ajudá-lo por meio de seu trabalho ou produto. Humanizar o conteúdo também é muito importante. As pessoas se interessam em saber o que está por trás da foto perfeita e o que acontece antes da obra ficar pronta, por exemplo. E não apenas os acertos, mas também os erros. Por isso, trazer o fator humano é muito valioso para que essa conexão aconteça de fato. Nesse sentido, qual é a importância de as empresas se posicionarem a respeito de questões sociais, por exemplo? O posicionamento de marcas e comunicadores em prol dessas causas é um fator determinante para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. Os negócios precisam trabalhar com um propósito que vá além da venda, algo que seja tomado como a razão para existirem. Não é mais aceitável que as empresas não se comprometam em impactar positivamente a sociedade. Como você enxerga o futuro da experiência de consumo online e do posicionamento das empresas na internet? Embora tenha crescido exponencialmente em meio à pandemia, ainda existe muito espaço para a expansão e o aprimoramento do consumo online. Pensando na evolução da forma como os clientes consomem e se relacionam com as marcas, vão se destacar aquelas que oferecerem um jeito rápido, simples e agradável de os clientes fazerem suas compras. As redes sociais são poderosas ferramentas de diálogo, fundamentais para se aproximar do público. Entenda o que ele precisa e como ajudá-lo por meio de seu trabalho ou produto

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