Locaweb Edição 99

capa 40 REVISTA LOCAWEB O Jovem Nerd é uma das marcas mais tradicionais da web brasileira. São 18 anos de site, 14 de podcast, e 10 de YouTube, além da Nerdstore – a maior loja de produtos geeks do Brasil. A produtora de conteúdo é berço ainda do "NerdCast", primeiro podcast brasileiro a alcançar a marca de 1 bilhão de downloads. Com experiência de sobra, Alexandre Ottoni e Deive Pazos, fundadores da marca, estão por dentro do assunto quando a pauta é sucesso com a nova geração. “O que eu posso dizer depois de quase duas décadas na internet é: sua empresa pode até não estar em algum canal digital, mas as pessoas podem estar falando dela nas redes sociais, por exemplo. E, nesse caso, quem souber se posicionar melhor sairá na frente”, diz Alexandre, que conversou com a Revista Locaweb. Quais são os padrões básicos de consumo do jovem na internet atualmente? A gente nota que nosso público tem uma avidez cada vez maior pelo consumo do hype, aquilo que está sendo muito falado no momento. Percebemos isso nas métricas do site e das interações nas redes sociais. Esse aspecto faz muita diferença. Quando um filme, um jogo ou algo do tipo faz muito sucesso e cria uma discussão online muito grande, sabemos que isso vai refletir no hábito de consumo dos usuários. Quando o assunto é desenvolver conteúdo inovador, porém, não vale a pena ir além do hype? De fato, porque o hype é poderoso, mas ele vem e vai. Daqui a pouco o assunto muda e, se você falar só dele, vai ficar para trás. O Jovem Nerd está fazendo 18 anos e continua ganhando prêmios e sendo citado nas pesquisas. Como permanecemos tanto tempo relevantes? Por conta da constância na linguagem e na qualidade do conteúdo. Nós aprofundamos assuntos de uma forma que eles se tornem uma discussão importante. Por exemplo, um dos nossos maiores conteúdos são os Nerdcasts RPG, uma aventura sonorizada totalmente original que sai uma vez por ano. Isso criou um hype dentro da comunidade do Jovem Nerd. Com isso, não dependemos do lançamento de um episódio de Vingadores ou Star Wars para estar em evidência. Usamos de atenção, carinho e profundidade para entregar um produto novo que criou o próprio hype. Às vezes, é preciso tempo para oferecer conteúdo de qualidade. A vantagem de criar algo em linha de produção é que você está sempre presente, mas a desvantagem é que tudo pode parecer igual. A linguagem se mostra muito importante nesse conceito. Diante desse fator, como é possível adaptar ou criar umdiálogo que faça sentido para esse público? Nós não precisamos adaptar a nossa linguagemporque esse já é nosso jeito de nos comunicarmos. Quando temum assunto muito discutido, por mais que ele esteja por toda a internet, as pessoas querem saber nossa opinião. Isso temmuito a ver com a linguagem, porque não é apenas o conteúdo que eles estão procurando, mas tambémdescobrir o que temos a dizer a respeito daquilo. Quando se fala de marca, entretanto, é de extrema importância que ela se comunique da mesma forma como as pessoas se expressam. Saber entrar na brincadeira é a melhor maneira de resumir um conceito universal do que seja se adaptar à linguagemdesse público. Rir e responder no mesmo tomque está sendo discutido são posturas importantes. É fundamental que as marcas se conscientizemdo que está acontecendo, dos memes, das piadas, do cotidiano dos jovens. Com as informações do que está em evidência em mãos, como se deve criar um conteúdo aprofundado capaz de conquistar o consumidor jovem? Deve-se entender que as pessoas não estão procurando heróis nem espaçonaves, mas uma voz. Por isso, a dica é descobrir qual é a sua própria mensagem e permanecer fiel a ela. Mesmo que a marca pule de um hype para outro, é importante que ela estabeleça uma identidade e, a partir daí, se aprofunde nela. Existemmil formas de simplesmente não falar apenas de forma superficial sobre algum assunto. Gaste tempo para criar conteúdo de qualidade. Isso é perene. Se eu falar de um trailer de filme agora, daqui a pouco ninguém liga mais para ele, mas se criarmos algo poderoso e original, as pessoas vão ficar com isso na mente por anos. Ao adotar essas técnicas, como uma marca descobre se Influência digital Com quase duas décadas de experiência em trabalhos com novas gerações na internet, Jovem Nerd traz dicas valiosas ao empreendedor

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