Locaweb Edição 140

22 //capa / o líder do futuro //revistalocaweb @revistalocaweb Com o passar do tempo, o conceito de liderança teve que evoluir para refletir mudanças nas normas socioculturais. O mundo passou dos princípios do Taylorismo para a era da Transformação Digital. A conexão e a globalização trouxeram desafios que provaram que os colaboradores precisam ser muito mais do que apenas um braço operacional. De acordo com Tim Lucas, head of Hyper Island North America e head of content da consultoria global especializada em jornadas de aprendizado e transformação, hoje, a liderança exige uma compreensão mais ampla e adaptativa das dinâmicas organizacionais. Somada a isso, a competição por talentos nunca foi tão acirrada, contexto que tornou muito mais difícil a retenção de colaboradores – culminando em um mercado mais e mais dinâmico. Em determinado momento, esse cenário exigiu que os estilos de liderança mudassem de uma vez por todas. “Antes, cabia ao líder ser mais focado em processos e na operação. Hoje, o bom líder é aquele que consegue navegar por cenários complexos, motivando sua equipe com um contexto estratégico e oferecendo um ambiente de trabalho mais motivador, focado no bemestar dos colaboradores”, conta João Zanocelo, cofundador e head de produto e marketing da BossaBox, referência no modelo de Squads as a Service no país. De acordo com Lina, da FIA, algumas pessoas têm habilidade nata para liderar Líder x chefe Pode parecer clichê, mas quando o assunto é gestão de equipes, o entendimento das diferenças entre chefe e líder é imprescindível. De acordo com Távira Magalhães, diretora de RH da HRtech Sólides, o chefe, por exemplo, dedica-se ao sucesso individual, sem focar o desenvolvimento do time. “Nessa dinâmica, ele enxerga os integrantes do time como subordinados, e não como colaboradores”, conta. Por outro lado, Távira explica que o líder se mantém atento às pessoas, identificando pontos fortes e fracos, para desenvolver estratégias baseadas nos talentos da equipe em diferentes papéis – gerando engajamento e motivação. “As organizações não têm mais espaço para gestão por comando e controle. Já foi provado que esse método de gerenciamento não traz nenhum resultado positivo para os negócios”, afirma Távira. “O líder visionário valoriza e compreende as competências de seus liderados, potencializando as melhores repercussões a partir das competências comportamentais à disposição.”

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