Locaweb Edição 140

33 //reportagem / segredo no deserto //revistalocaweb Em 2013, o artigo intitulado “Welcome To The Unicorn Club: Learning From BillionDollar Startups” (“Bem-vindo ao Clube dos Unicórnios: Aprendendo com Startups de Bilhões de Dólares”, em tradução livre), escrito pela empreendedora norte-americana Aileen Lee para o site TechCrunch, foi responsável por popularizar o termo "startup unicórnio". De maneira geral, a alcunha passou a ser dada a empresas (ligadas à tecnologia) que atingem valor de mercado igual ou superior a US$ 1 bilhão antes de abrir capital na Bolsa de Valores. A criatura mítica foi escolhida por ser tão rara quanto esse tipo de negócio. Segundo o relatório "Panorama Tech", divulgado em setembro de 2023, o Brasil é o principal polo de startups unicórnio na América Latina – abocanhando 62,9% do total da região. Entre os 24 negócios locais estão nomes como Gympass, Hotmart, MadeiraMadeira e Quinto Andar. No entanto, vale lembrar que ter a alcunha e contar com um valuation alto não significa que, necessariamente, a operação seja lucrativa.

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=